Home > Notícias do Centro > Arquivo de Notícias > Programação do III Seminário sobre Gestão de Cidades em Tempos de Sustentabilidade

Programação do III Seminário sobre Gestão de Cidades em Tempos de Sustentabilidade

16/03/2012

16/03/12

página inicial   | página anterior índice de notícias

 

Secretário de Desenvolvimento Urbano, Miguel Bucalem, falará na Viva o Centro sobre os impactos do SP2040 na área central da cidade

  

Dulce Akemi

Vista da Praça do Patriarca, no Centro de São Paulo

Pela primeira vez em sua história, São Paulo está formatando um plano estratégico de longo prazo para orientar o desenvolvimento socioeconômico e urbano da cidade nos próximos 30 anos. Para falar sobre essa iniciativa, a Viva o Centro promoverá em sua sede, no dia 27/3 (terça-feira), das 8h45 às 10h30, a palestra "Plano SP2040, impactos no Centro de São Paulo", com o secretário Municipal de Desenvolvimento Urbano, Miguel Bucalem. A participação é aberta ao público, mediante inscrições gratuitas pelo e-mail avc@vivaocentro.org.br.

A Viva o Centro, juntamente com outras entidades da sociedade civil, como Fecomercio, Fiesp, Febraban e OAB, foi convidada pela Prefeitura a participar do Conselho Consultivo do Plano SP2040, instalado em 17 de novembro de 2011, para atuar na elaboração do plano. O SP2040 deverá orientar uma ampla transformação da cidade nas próximas décadas, apontando para novas formas de organização social, econômica, urbana e ambiental, com vistas a melhores condições de vida para a população e reforço da presença de São Paulo no contexto das grandes cidades mundiais. "No caso da Viva o Centro, diretores e associados, assim como dirigentes e participantes das Ações Locais estão especialmente convidados a participar", diz o superintendente da entidade, Marco Antonio Ramos de Almeida.

Sintonia mundial

Grandes cidades no mundo, como Nova York, Berlim e Londres já possuem uma Visão Estratégica de longo prazo para orientar seu desenvolvimento. Em São Paulo, a construção do SP2040 teve início em meados no ano passado com uma ampla consulta feita pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano a especialistas e à população em geral para responder à pergunta: "Qual a cidade que queremos?".

Mais de 25 mil pessoas dos mais variados estratos socioeconômicos participaram da consulta, sendo que 90% delas aprovaram a iniciativa de São Paulo ter um plano estratégico de longo prazo. O resultado da pesquisa é que até 2040 a cidade tem que ser "fluída, sustentável e justa".

Para tanto, cinco eixos estratégicos passaram a ser estudados pelos especialistas da Prefeitura e da Universidade envolvidos na iniciativa, estes últimos sob coordenação da USP: 1) Oportunidades de negócios, 2) Desenvolvimento urbano, 3) Mobilidade e acessibilidade, 4) Coesão social e 5) Melhoria ambiental. E quatro projetos catalisadores começaram a ser delineados: 1) Parques urbanos, 2) Cidade de 30 Minutos, 3) Comunidades e 4) Rios Vivos.

O secretário Miguel Bucalem virá falar sobre tudo isso e, principalmente, sobre os impactos do plano na área central da cidade. A mediação, como sempre nas palestras promovidas pela Viva o Centro, será do consultor da entidade Jorge da Cunha Lima, ex-Secretário de Estado da Cultura e ex-presidente da TV Cultura. Após a apresentação, a platéia poderá fazer perguntas ao palestrante.

Programação

8h45 às 9h00 - Café e credenciamento
9h00 às 10h15 - Palestra do secretário Miguel Bucalem
10h15 às 10h30 - Participação da platéia
10h30 - Encerramento

Serviço
Associação Viva o Centro
Rua da Quitanda, 96, 3º andar
Tel. 3556-8999
Ter (27/3), a partir das 8h45
Vagas limitadas
Inscrições pelo e-mail: avc@vivaocentro.org.br
Metrô Anhangabaú e Metrô Sé

 

Deixe Seu Comentário:

Gostou? Então compartilhe.